Conheça três vantagens da automatização da rotina de TI para a sua empresa.
A automatização de processos ligados ao negócio das empresas é um recurso de tecnologia que permite que atividades e serviços, os quais fazem parte de um fluxo ou função do processo produtivo, passem a ser executados de forma automática.
Os processos de negócios aos quais cabem a automatização são variados e, também, são aplicáveis aos diferentes segmentos dentro das atividades da empresa, a exemplo do setor de vendas, gestão, operações, cadeia de suprimentos, RH e TI.
No texto de hoje, conheça mais das benesses da automatização dos processos de negócio, principalmente no que tange à tecnologia da informação.
Automatização da rotina de TI e Inovação
Um processo de negócio geralmente tem início a partir de um insight ou comportamento que pode ser disparado por um colaborador ou cliente. A partir daí, o trabalho tem de estabelecer um conjunto de etapas em um fluxo, sendo concluído através de resultados, de acordo com a expectativa do consumidor, da equipe ou da empresa como um todo.
Transformar essa rotina ou fluxo de trabalho em algo automático não consiste apenas em automatizar um processo de negócio, o objetivo é simplificar e aperfeiçoar a forma como essa prática habitual é executada na organização. Essa automatização faz parte da estratégia no gerenciamento de processos de negócios e tem levado muitas empresas à inovação.
Automatização da rotina de TI e Serviços especializados
Você, certamente, já ouviu falar sobre a necessidade do alinhamento de TI aos negócios ou ainda que é preciso preencher a lacuna para alcançar as metas da organização com a integração entre a TI e os objetivos de crescimento da empresa. Ocorre que essa integração precisa de mais. As empresas realmente têm buscado a inovação de seus negócios com base em tecnologia de ponta e com resultados reais diante da atual transformação digital.
Para alcançar esses objetivos, a automatização dos processos de negócios em tempo hábil a partir da contratação de serviços especializados, tem se mostrado o melhor caminho. A terceirização traz o acesso a recursos da solução sem a necessidade de investimentos em sistemas, infraestrutura e mão de obra especializada e é possível uma implementação rápida de metodologias de desenvolvimento de aplicações inteligentes.
Automatização da rotina de TI e Foco nos resultados
Os projetos de automatização de processos de negócios precisam se concentrar nos resultados e não na tecnologia. Os líderes devem fazer parte da equipe para que os esforços de automatização sejam bem-sucedidos. Tudo depende, por exemplo, de saber como esses recursos se encaixam no processo de negócios de ponta a ponta.
A ênfase na automatização de processos de negócios deve estar no aprimoramento da eficiência da organização, e não simplesmente na automatização. É preciso uma visão clara sobre a abordagem a ser tomada para que, aí sim, a automatização leve à redução de custos, ampliação do número de clientes e expansão no mercado rapidamente.