Saiba qual a opção ideal para manter o armazenamento de dados de sua corporação em dia.
Atualmente, existem as modalidades backup tradicional, em nuvem ou, ainda, híbrido.
Cada uma dessas opções tem suas peculiaridades no que diz respeito ao armazenamento de dados.
Por isso, a seguir, explicaremos cada uma das alternativas para que você pondere sobre como fazer o backup dos dados da sua empresa.
Backup tradicional
A modalidade tradicional se denomina como a maneira mais comum executada hoje em dia.
O backup tradicional – também denominado backup local ou backup offline – constitui-se no uso de servidores físicos, conectados em discos externos e torres ligadas a no-breaks.
Trata-se do modo de fazer cópias, em fitas ou discos, e guardá-las no ambiente interno das próprias empresas para garantir a segurança e a proteção de dados, no geral, mesmo quando ocorrem quedas de energia.
Com ele, não há a necessidade de se preocupar com a velocidade de conexão com a internet para subir arquivos. Porém, por outro lado, o método é mais vulnerável a danos físicos e ataques de crackers, os hackers criminosos.
Backup em nuvem
A modalidade de armazenamento em nuvem evita os riscos inerentes à continuidade física da infraestrutura local.
O backup em nuvem – também conhecido como backup remoto ou cloud backup – consiste no direcionamento e na preservação de cópias de segurança dos dados em servidores remotos.
Ou seja, não existe uma infraestrutura local de armazenamento, mas uma disponibilidade sob demanda de recursos computacionais remotos, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador.
Assim, as informações são mantidas em caso de falhas técnicas ou desastres imprevisíveis que atinjam o ambiente, além de permanecerem disponíveis a qualquer hora e local, bastando a conexão à web.
Backup híbrido
Já o backup híbrido aparece como um serviço mais versátil.
O modelo se apresenta como uma solução de recuperação de dados em sistemas que atuam em simultaneidade, isto é, o armazenamento se mantém disponível em dois ou mais locais.
Assim, se, por algum motivo, algum deles ficar indisponível, o(s) outro(s) segue(m) operando normalmente, pois é como ter um backup feito internamente, em seu próprio data center e outro, em paralelo e sincronia, externamente.
Com isso, o backup híbrido se torna prático e confiável.
Para ajudar a sua empresa a entrar na nova era da gestão de dados, conheça as soluções ClearIT!