Para que uma instituição esteja preparada a qualquer tipo de imprevisto é preciso se adequar a algumas situações.
Como alcançar a resiliência em TI?
Cada organização tem de desenvolver e aplicar um programa de resiliência em TI exclusivo, dependente de circunstâncias operacionais e ambientais específicas. Porém, no geral, é possível sugerir que tal programa inclua alguns princípios fundamentais:
- A preparação e a descoberta visam compreender o ambiente operacional, quais ferramentas tecnológicas uma empresa mais confia e onde se encontram os riscos reais.
- Uma estratégia de resistência para reduzir as chances de que condições complexas, adversas e imprevisíveis ocasionem problemas nas operações de negócios.
- O planejamento da resposta e da recuperação se um evento catastrófico levar as operações de negócios para além do que ela é capaz de suportar.
- A busca de oportunidades, por meio da resiliência, para que a organização tire algum proveito dos quadros danosos e das mudanças geradas para se antecipar no mercado.
- Adoção de uma abordagem holística, que olhe além dos sistemas de tecnologia e das operações diárias, para considerar a reputação do negócio, oportunidades de crescimento e riscos para os concorrentes.
- As ferramentas e medidas que permitem a resiliência em TI podem incluir a redundância de tecnologia prática e adequada. A resiliência em TI também requer estratégia, como a capacidade de adaptar as operações, se necessário, rapidamente.
Apesar destas sugestões, a resiliência em TI não se trata apenas de definir ou implementar medidas, é um processo contínuo que requer envolvimento e especialização.