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Resiliência em TI: como alcançar

Para que uma instituição esteja preparada a qualquer tipo de imprevisto é preciso se adequar a algumas situações.

Como alcançar a resiliência em TI?

Cada organização tem de desenvolver e aplicar um programa de resiliência em TI exclusivo, dependente de circunstâncias operacionais e ambientais específicas. Porém, no geral, é possível sugerir que tal programa inclua alguns princípios fundamentais:

  • A preparação e a descoberta visam compreender o ambiente operacional, quais ferramentas tecnológicas uma empresa mais confia e onde se encontram os riscos reais.

  • Uma estratégia de resistência para reduzir as chances de que condições complexas, adversas e imprevisíveis ocasionem problemas nas operações de negócios.

  • O planejamento da resposta e da recuperação se um evento catastrófico levar as operações de negócios para além do que ela é capaz de suportar.

  • A busca de oportunidades, por meio da resiliência, para que a organização tire algum proveito dos quadros danosos e das mudanças geradas para se antecipar no mercado.

  • Adoção de uma abordagem holística, que olhe além dos sistemas de tecnologia e das operações diárias, para considerar a reputação do negócio, oportunidades de crescimento e riscos para os concorrentes.

  • As ferramentas e medidas que permitem a resiliência em TI podem incluir a redundância de tecnologia prática e adequada. A resiliência em TI também requer estratégia, como a capacidade de adaptar as operações, se necessário, rapidamente.

Apesar destas sugestões, a resiliência em TI não se trata apenas de definir ou implementar medidas, é um processo contínuo que requer envolvimento e especialização.

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