Com a multiplicidade de soluções à disposição, como saber o fornecedor de cloud computing ideal para sua empresa?
Já há algum tempo, as soluções e serviços baseados em cloud computing deixaram de ser apenas uma tendência para se tornar a realidade de muitas empresas, independentemente do segmento ou porte.
Com isso, é preciso algum entendimento sobre o provedor mais adequado às demandas da sua empresa. Saiba, então, os pontos a serem levados em consideração no momento da decisão sobre o fornecedor de cloud computing.
1. Analisar a real capacidade do fornecedor
Hoje, as ofertas de soluções são múltiplas. Cada fornecedor de cloud tem algum serviço na nuvem para oferecer. Assim, é recomendável avaliar se o provedor realmente possui condições para entregar o que promete. Pontos como infraestrutura física, documentação detalhada dos procedimentos, níveis de SLA e certificações que a empresa possua são alguns indicadores da verdadeira condição.
2. Conhecer os parceiros estratégicos
Provedores de soluções cloud não atuam sozinhos. É necessária a retaguarda de, pelo menos, um player de mercado como base para o fornecimento de suporte e a melhor alternativa para a plataforma.Cabe, então, verificar os parceiros, bem como há quanto tempo e em que bases a relação foi estabelecida.
3. Avaliar a base de clientes do provedor
É relevante, também, a averiguação de que, dentre as organizações atendidas pelo fornecedor, estão instituições similares – em porte e necessidades – à sua.
E, da mesma maneira com que se procede na aquisição de produtos e serviços, em geral, deve-se buscar contato com esses clientes para a obtenção de informações sobre o atendimento e qualidade do que foi adquirido.
4. Verificar a aderência da solução
A recomendação, aqui, é que seja feita uma análise criteriosa sobre o que é oferecido para a avaliação de que se essa é, realmente, a proposta mais adequada para seu negócio. Ainda assim, vale ressaltar que, geralmente, a revisão e alteração de processos internos são recomendáveis.
5. Examinar se o fornecedor está alinhado com as prioridades da empresa
Ao aderir a uma solução cloud, há ao menos uma intenção estratégica. Pode ser a necessidade de aumentar os recursos de segurança da informação, ter mais mobilidade e disponibilidade dos dados e diminuir custos, por exemplo. Seja qual for o principal motivo que leve à decisão, trata-se de um investimento importante, de modo que as prioridades devem ser atendidas.
Nota-se, então, como a escolha do melhor provedor é um processo que deve receber atenção especial, sob pena de não serem atingidos os objetivos estratégicos do negócio.
Nesse sentido, também estamos aptos para te ajudar no entendimento das alternativas e nas opções de nossos parceiros. Certificamos a ênfase que o provedor dará às suas ações estratégicas para garantir que as expectativas sejam atendidas.