EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

Criptografia e proteção de dados

A criptografia é uma grande aliada na segurança da informação, ao proteger o acesso indevido de dados de quaisquer tipos

É comum, hoje em dia, mesmo sem saber exatamente do que se trata, nos sentirmos mais à vontade quando algo privado, no virtual, é identificado como criptografado.

Para quem não sabe, criptografia é o processo de transformar um dado compreensível em um incompreensível, por exemplo, um texto simples em um texto carente de interpretação.

Em tal procedimento, utilizam-se algoritmos(chamado cifra) que impossibilitam a leitura do conteúdo, exceto àqueles que possuam uma identificação particular, geralmente referida como chave.

O resultado deste processo é uma mensagem encriptada, também denominada cifrada.

Se você chegou aqui é porque precisa entender um pouco mais sobre criptografia para a proteção de dados. Continue a leitura e conheça seus tipos conforme a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

* Tokenização

Tokenização é um processo de substituição de dados por códigos indecifráveis.

Ou seja, é uma solução de segurança para empresas que precisam proteger dados sensíveis de seus clientes sem, no entanto, alterar a estrutura da informação.

Desta forma, o processo de segurança de dados não desencadeia um problema na aplicação nem nos sistemas vinculados a ela.

Pode-se dizer, então, que tokenização é um tipo de transformação que segue regras de formato e tipo de caracteres especiais, impossibilitando o acesso direto à informação ali presente.

* Anonimização

Anonimização significa deixar algo anônimo.

Trata-se de transformar a informação de maneira que aqueles dados não possam ser vistos de forma alguma e nem retornados ao seu estado original.

É como se a chave da descriptografia fosse descartada. E dado criptografado, não é mais dado; pois foi anonimizado.

A anonimização é importante porque a LGPD garante ao usuário titular o direito ao esquecimento, isso significa que ele pode pedir para uma empresa apagar seus dados.

E uma maneira dessa empresa manter os dados do usuário e, ao mesmo tempo, cumprir com o direito ao esquecimento, é recorrer a esse tipo de técnica.

* Pseudoanonimização

Pseudoanonimização é uma anonimização com um grau de flexibilidade.

Se dá pela criptografia que permite, contudo, o retorno ao estado original da informação, desde que seu controlador contenha todos os mecanismos de cifragem e decifragem dos dados.

A codificação, nesse caso, pode ser feita em apenas parte do campo, como, por exemplo, na omissão apenas do sobrenome, se for necessário, ou no conteúdo como um todo, desde que possa retornar ao estado original.

Em vias gerais, todas são formas de segurança da informação, cada uma em seu contexto.

Esperamos que tenhamos te dado informações bem decodificadas sobre criptografia para que você fique mais esclarecido sobre proteção de dados.

Soluções desenvolvidas por quem entende do mercado brasileiro.

Acompanhe também

São Paulo - SP

Manaus - AM

Criado com by Dankie

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados