A observabilidade é um conceito que tem sido desenvolvido para observar o comportamento das aplicações e arquiteturas em nuvem.
Devido à escalada e à complexidade nos sistemas e aplicativos modernos, faz-se cada vez mais essencial contar com novos métodos de depuração e diagnóstico para os problemas que afetam as infraestruturas corporativas.
Afinal, em tal conjuntura, por vezes, surgem falhas imprevisíveis, as quais o monitoramento, sozinho ou isoladamente, não é capaz de manter um acompanhamento efetivo para, inclusive, resolver os incidentes.
À vista disso, uma nova abordagem tem chamado a atenção dos profissionais de tecnologia: a observalidade.
A observabilidade é um novo conceito que vem sendo aplicado por equipes de desenvolvimento, infraestrutura e DevOps para observar o comportamento das aplicações e arquiteturas em nuvem.
Por se tratar de algo recente, acabam sendo recorrentes algumas dúvidas sobre o seu funcionamento e as suas diferenças com a monitoração tradicional. Assim, tentaremos esclarecer os principais pontos.
Com a arquitetura de microsserviços sendo inserida como o novo padrão de desenvolvimento para a web, os diferentes componentes de sistema passam a ser criados e incorporados de maneira individual em várias plataformas.
Vê-se, então, que a dinâmica geral passou por mudanças e, quando a escalabilidade surge, o monitoramento tradicional não se mostra mais tão eficaz, pois os eventuais problemas podem vir a ser desconhecidos.
O papel do monitoramento é, a partir do acompanhamento, supervisionar tendências de possíveis problemas a longo prazo. E isso deve ser combinado a alertas, se algo estiver prestes a quebrar.
Entretanto, há uma limitação, pois para que a supervisão seja eficiente é necessário o entendimento sobre quais métricas rastrear, e elas nem sempre são lineares. Assim, não é tarefa simples prever falhas o tempo todo.
Já a observabilidade permite-se ser entendida como um superconjunto de monitoramento, tendo em vista que se um sistema é considerado observável, o mesmo também é monitorável.
A observação traz informações que colaboram na monitoração e, por meio dela, possibilita-se navegar das causas aos efeitos em um sistema de produção, entendendo o que, onde e o porquê das ocorrências.
Também, o método contribui para que a equipe tenha domínio sobre o sistema e entenda como ele se comporta no ambiente vivo, especialmente em arquiteturas cloud.