Hoje em dia, é fundamental que os clientes estejam à frente e no centro de sua estratégia.
Ao invés de se pensar nos requisitos de consentimento como um obstáculo, empresas pioneiras de todos os setores têm aproveitado-os como indicadores de engajamento, fidelidade, satisfação e confiança do cliente.
A gestão de consentimento, nesse sentido, ajuda a assegurar a conformidade com os regulamentos de privacidade. Essa coordenação torna a coleta de dados mais transparente e garante a validade da concessão.
As permissões do cliente são utilizadas para atividades variadas, como cookies de direcionamento de anúncios, tratamento de dados sensíveis e até marketing direto.
Se o consentimento válido não for obtido quando necessário, a empresa pode ser forçada a excluir endereços de e-mail e outras informações de contato, por exemplo, o que teria um impacto negativo nos bancos de dados.
Quais são os benefícios da gestão de consentimento?
A gestão de consentimento, como denota-se, auxilia o negócio a proteger seus interesses. Ela certifica a validade da coleta de consentimento e apoia no cumprimento adequado das escolhas do cliente.
Práticas eficazes de gestão de consentimento ajudam a instituição a demonstrar conformidade com os regulamentos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) no Brasil.
Os requisitos variam entre as regulamentações globais, mas, de modo geral, devem ser informados e expressos livremente; não vinculados a outros termos e condições; claros, específicos, práticos e sem ambiguidade.
Quanto mais os clientes confiarem na sua organização e obterem valor com o que você entregar usando seus dados, mais informações relevantes eles lhe fornecerão e melhores serão suas ofertas.