Privacidade e proteção dos dados são pautas cruciais em todas as conversas sobre tecnologia digital.
Muitas empresas, ao invés de encarar os requisitos de privacidade apenas como uma obrigação de conformidade, têm os utilizado como uma oportunidade e um diferencial competitivo na experiência dos clientes.
A gestão de preferência, por exemplo, vem a combinar a privacidade dos dados e as escolhas do cliente para, assim, empoderar os usuários na gestão da comunicação com o negócio, além de demonstrar a conformidade organizacional, evidenciar a transparência e elevar a confiança do consumidor.
Empresas que criam estratégias com base em preferências permitem que os clientes façam escolhas sobre canais, frequência de comunicação e assuntos de interesse.
Quais são os benefícios da gestão de preferências?
A gestão de preferências possibilita mais personalização e segmentação de público-alvo, fornece opções de autoatendimento e, até mesmo, coleta dados fornecidos voluntariamente e dados primários.
Ao analisar as preferências dos consumidores quanto a canais, tópicos e frequência, a tomada de decisões consegue ser mais estratégica e assertiva, já que a experiência do cliente é o foco.
Por fim, há de se garantir que os dados coletados e as escolhas feitas sejam ativadas em diferentes sistemas, para que as predileções do cliente sejam respeitadas e os dados sejam aproveitados em toda a sua organização.
Algumas soluções de TI fornecem ferramentas para simplificar as atividades de privacidade. Ao oferecer transparência e opções aos consumidores, as empresas criam relações mutuamente benéficas e melhoram a conformidade com os requisitos globais de privacidade.