Para combater o desafio de fornir dados completos, precisos e bem compreendidos, empresas estão investindo muitos recursos em governança de dados
O que é governança de dados?
A governança de dados é uma abordagem baseada em princípios para gerenciar dados por todo o ciclo de vida. Esse conjunto de práticas ajuda as instituições a gerar e disponibilizar dados com boa qualidade e compreensão e mantê-los seguros, privados, disponíveis e utilizáveis.
Para tanto, sugere-se que sejam definidos e seguidos políticas de dados, que aliam padrões internos e externos para coleta, armazenamento e processamento.
Uma estratégia de governança determina como os dados são definidos e acessados e criar tal estratégia significa construir uma estrutura de gerenciamento que especifique requisitos, procedimentos, funções e responsabilidades.
Quais são os princípios da governança de dados?
Embora a governança de dados seja componente central de uma estratégia geral de gerenciamento, as organizações devem se concentrar nos resultados de negócios desejados de um programa de governança ao invés dos dados em si.
Esse plano estratégico, portanto, deve estar baseado em alguns princípios de governança que atuam como regras para um gerenciamento de dados infalível. Saiba, a seguir, quais são esses princípios:
• Prestação de contas
Para a garantia de que as informações sejam geridas de modo a apoiar as metas de negócios, é imprescindível que haja responsabilidade. Para a efetividade dos sistemas de governança de dados não basta simplesmente aplicá-lo, é necessário que se designe proprietários de dados e administradores para gerenciar, monitorar, relatar e prestar conta do nível e das propriedades das informações.
• Transparência
No que tange a gestão de dados, a transparência é fator fundamental. Ela consiste em manter uma estrutura clara e precisa para que, a que for de interesse ou necessidade, as informações estejam à disposição e sob suas reais condições. Nesse sentido, deve haver uma linha de base para medidas e mudanças.
• Conformidade com a legislação
Também pode haver o risco de infrações regulatórias, em particular com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Multas dessa natureza só são evitáveis quando há transparência, para a orientação de limites legais complicados.
• Administração de dados
A administração de dados é a principal atividade a ser exercida para que os dados permaneçam precisos, acessíveis, consistentes, completos e atualizados. A função de administrador não precisa, necessariamente, ser de um indivíduo, mas uma equipe designada com a tarefa de manter a governança.
• Padrões de qualidade de dados
A qualidade dos dados é o driver para as tarefas de governança. E qualidade, aqui, significa exatidão, autenticidade, integridade e consistência em toda a estrutura da organização.