Indicadores de TI ou KPIs (Key Performance Indicator) são métricas para avaliar a performance de uma empresa diante de sua estratégia de negócios.
A partir do momento que uma organização começa a prestar atenção em seus indicadores de desempenho de TI, avaliando-os periodicamente, ela passa a ter maior conhecimento sobre como sua equipe funciona, identifica gargalos que devem ser corrigidos com urgência e outros ajustes que podem ser realizados com o tempo.
Quer saber mais sobre a importância dos indicadores de TI para a sua organização?
O papel dos indicadores de TI para o sucesso do setor
O sucesso da TI só é conquistado quando quatro pontos estão devidamente ajustados:
- execução do sistema operacional;
- entrega de funcionalidades e soluções;
- força organizacional;
- capacidade de encontrar novas tecnologias.
Para alcançar a excelência e conquistar cada um desses pontos, transformando o status quo de toda a instituição, é necessário ficar atento às peças-chave, que são justamente as métricas observadas por meio dos indicadores de TI, que irão apontar o caminho para uma atuação mais efetiva.
O monitoramento constante dessas métricas faz com que gerentes e diretores prestem mais atenção no desempenho da equipe de técnicos de TI, planejando com mais eficiência as metas que devem ser alcançadas.
Por que a análise de indicadores de desempenho de TI é importante?
Para quem está começando a se familiarizar com o termo, os indicadores de desempenho também são chamados de indicadores de qualidade ou simplesmente KPI (Key Performance Indicator).
Quando se tem indicadores de qualidade ou KPIs bem definidos, é possível acompanhar o desempenho da organização com mais profundidade, analisando cada um de seus setores separadamente.
Os indicadores de governança de TI funcionam como uma bússola para a tomada de decisão, tornando a organização mais competitiva. Com os dados em mãos, não é mais preciso recorrer ao famoso “achômetro” para definir estratégias, algo comum em empresas que não realizam tal monitoramento.
Essas informações podem ser apresentadas de forma qualitativa ou quantitativa para expressar todo o desempenho ou performance de uma equipe ou setor. Ou seja, são informações que, de modo geral, podem ser acompanhadas ao longo do tempo e comparadas.
Como a análise dos indicadores pode contribuir para melhorar o desempenho de TI?
Tomar uma decisão simplesmente porque parece ser uma boa ideia não pode ser uma opção para o desenvolvimento de serviços na área de tecnologia.
Para que o departamento de TI se desenvolva e alcance sua máxima performance, a análise de dados é imprescindível, tendo em vista as rápidas mudanças ocasionadas pela transformação digital, que está em constante evolução.
Os indicadores de TI são ferramentas eficazes para monitorar e avaliar o desempenho de uma equipe, gerando dados importantes para uma tomada de decisão mais consciente, orientada para aprimorar os resultados e garantir a máxima eficiência do setor.