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Nuvem vs On-premises

Os dois modelos de solução computacional possuem o mesmo objetivo: armazenar e integrar informações em apenas um servidor.

Então, quais são as principais diferenças entre os sistemas on-cloud, a nuvem, e on-premise?

Pode-se apontar alguns itens que os tornam distintos:

  • Tipo de servidor;

  • Forma de acesso;

  • Flexibilidade de armazenamento.

● Tipo de servidor

No modelo on-premise, o servidor é físico, ou seja, existe um equipamento principal instalado, ao qual os demais computadores vinculados à organização estão conectados. 

Sendo assim, para acessar os dados, é indispensável que os dispositivos dos colaboradores estejam corretamente configurados. 

No sistema cloud, todas as informações são guardadas da nuvem e compiladas por uma outra instituição, parceira e especializada, que possui espaços invisíveis na rede para “alugar”. 

Assim, não é necessário, por exemplo, deslocamento de materiais ou treinamento de equipe para a utilização do sistema.

● Forma de acesso

O on-premise só permite o acesso aos dados se o computador estiver devidamente configurado e interligado àquele servidor principal.

É possível fazer a consulta remotamente, desde que tanto o computador pessoal quanto o equipamento base estejam conectados um ao outro. 

O cloud server, por sua vez, é acessado por meio da plataforma disponibilizada pela a empresa detentora do sistema ERP.

Normalmente, são sites, portais ou aplicativos e todos os usuários possuem um login e senha específico para consultar os dados. Todo acesso é remoto.

● Flexibilidade de armazenamento

No sistema on premise, ao fazer a implementação, contrata-se, inicialmente, uma quantidade de espaço específica para a necessidade do momento e até prevendo uma demanda futura. 

Para o caso da expansão de capacidade, é necessário adquirir mais softwares e hardwares, além de contar com uma equipe de TI para a instalação.

Já no modelo on cloud, por outro lado, é possível, com mais praticidade, contatar a empresa prestadora do serviço e solicitar tanto o aumento quanto a diminuição do espaço de armazenamento. 

Desta forma, há mais flexibilidade, agilidade e, muitas vezes, menos custos. E, por suas características, essa medida também é chamada de ERP on demand.

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