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Resiliência em TI: O que é

Saiba o que caracteriza uma estrutura de TI resiliente.

O que é resiliência em TI?

Resiliência é um termo que significa a capacidade de lidar e se adaptar a problemas, obstáculos ou resistir a situações adversas. É nesse sentido que uma infraestrutura de tecnologia da informação resiliente se estabelece.

A resiliência em TI tem relação com o posicionamento estratégico de uma empresa e a garantia de que ela terá capacidade e verá oportunidade de tirar o melhor proveito de quaisquer circunstâncias.

Nesse sentido, a continuidade dos negócios e as recuperações de desastres são parte integrante de um programa abrangente de resiliência em TI, por exemplo.

Assim, é possível dizer que a resiliência em TI vem a contribuir, efetiva e principalmente, de três formas:

Resiliência é abrangente

Em vez de se concentrar apenas em preocupações operacionais específicas, a resiliência adota uma abordagem mais ampla. A resiliência em TI também considera a organização geral e o contexto em que ela opera.

Resiliência se concentra na prevenção

Tanto a recuperação de desastres quanto a continuidade dos negócios são estruturas que entram em ação quando surge um problema. No entanto, a resiliência em TI, enfatiza a prevenção de problemas, garantindo que nada dê errado em primeiro lugar.

Resiliência é sobre excelência

A resiliência em TI vai além de corrigir e prever problemas de tecnologia, sejam eles presentes ou futuros. Ela enfatiza o desempenho superior e exige agregação de valor, melhoria e crescimento diário, não importa o ambiente.

É visto, então, como manter a resiliência da infraestrutura de TI se mostra de grande importância para que a empresa esteja preparada para qualquer tipo de imprevisto (ou não).

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