Saiba o que caracteriza uma estrutura de TI resiliente.
O que é resiliência em TI?
Resiliência é um termo que significa a capacidade de lidar e se adaptar a problemas, obstáculos ou resistir a situações adversas. É nesse sentido que uma infraestrutura de tecnologia da informação resiliente se estabelece.
A resiliência em TI tem relação com o posicionamento estratégico de uma empresa e a garantia de que ela terá capacidade e verá oportunidade de tirar o melhor proveito de quaisquer circunstâncias.
Nesse sentido, a continuidade dos negócios e as recuperações de desastres são parte integrante de um programa abrangente de resiliência em TI, por exemplo.
Assim, é possível dizer que a resiliência em TI vem a contribuir, efetiva e principalmente, de três formas:
Resiliência é abrangente
Em vez de se concentrar apenas em preocupações operacionais específicas, a resiliência adota uma abordagem mais ampla. A resiliência em TI também considera a organização geral e o contexto em que ela opera.
Resiliência se concentra na prevenção
Tanto a recuperação de desastres quanto a continuidade dos negócios são estruturas que entram em ação quando surge um problema. No entanto, a resiliência em TI, enfatiza a prevenção de problemas, garantindo que nada dê errado em primeiro lugar.
Resiliência é sobre excelência
A resiliência em TI vai além de corrigir e prever problemas de tecnologia, sejam eles presentes ou futuros. Ela enfatiza o desempenho superior e exige agregação de valor, melhoria e crescimento diário, não importa o ambiente.
É visto, então, como manter a resiliência da infraestrutura de TI se mostra de grande importância para que a empresa esteja preparada para qualquer tipo de imprevisto (ou não).