Quem é esse profissional?
O SysAdmin é um profissional primordial para o departamento de TI de uma instituição. Mas o que exatamente ele faz? Quais são as suas responsabilidades? Quais as suas condições de trabalho adequadas?
Para saber, continue a leitura!
Afinal, quem é o SysAdmin?
Um SysAdmin, também denominado administrador de sistema, é o responsável por manter, configurar e operar os sistemas de computador que tenham muitos usuários e servidores.
Com o exercício de suas responsabilidades, o profissional assegura o desempenho e segurança das máquinas para que atendam às necessidades de quem as faz uso.
Para isso, a ele, é admitido adquirir e instalar componentes que otimizem a rotina da organização, além de resolver problemas e prestar suporte técnico aos demais colaboradores, quando necessário.
Nota-se, então, que um administrador de sistema precisa conhecer bem as estruturas e os recursos tecnológicos, bem como a maneira que as pessoas envolvidas ali trabalham.
Ou seja, sua atribuição requer que o mesmo entenda (como ninguém) o funcionamento de sistemas operacionais, seus softwares e hardwares para adequá-los ao que o negócio carece.
Boa parte desses administradores trabalha nos próprios escritórios das empresas, para que permaneça atento a resolver qualquer tipo de contratempo e tenha certeza de que tudo está em pleno funcionamento.
Por essa razão, o SysAdmin costuma se locomover por todos os ambientes organizacionais para executar essas funções. Embora também precise de um lugar fixo para gerir todos os sistemas.
Além disso, é requerido que ele esteja presente nos picos de movimentação da empresa, caso ela funcione após o horário comercial, assim, é comum que alguns profissionais façam plantão, quando for o caso.