Saiba como esse recurso otimiza o desempenho do seu data center virtual.
O monitoramento da experiência digital (DEM) é uma técnica importante para identificar problemas de desempenho no data center virtual. Ele permite a utilização consistente dos canais, unindo diferentes setores da empresa e tornando a comunicação mais eficaz. Neste artigo, explicaremos o conceito do monitoramento da experiência digital, sua importância e seus benefícios. Você também entenderá como ele se relaciona com a infraestrutura de desktop virtual (VDI).
O monitoramento da experiência digital visa otimizar o trabalho de um agente digital ou mesmo no data center virtual, fornecendo insights sobre a experiência do usuário. Ao monitorar as ações em canais como redes sociais e chatbots, o DEM captura informações para melhorar a experiência e o diálogo entre os departamentos e até mesmo com o cliente. Para isso, são realizados o monitoramento de transação sintética (STM) e o monitoramento do usuário real (RUM).
STM
Monitoramento de transação sintética
O STM reforça a disponibilidade e o desempenho da tecnologia (app, site, API, interações por voz, entre outros). Nele, são criados scripts que emulam o comportamento durante a interação, permitindo monitorá-lo mesmo quando não estiver necessariamente ativo no sistema.
RUM
Monitoramento do usuário real
O RUM serve para verificar se as necessidades do usuário estão sendo atendidas e gravar as interações com o aplicativo. A partir do monitoramento da disponibilidade de um site ou API, consegue receber solicitações de qualquer região do globo, realizando testes A/B.
Ambos são essenciais para o monitoramento eficiente da experiência digital.
DEM e VDI
Monitoramento da experiência digital e infraestrutura de desktop virtual
O DEM é fundamental para acompanhar as atividades realizadas no sistema e preencher as lacunas causadas pela fragmentação dos canais omnichannel, melhorando a integração entre eles. O VDI é complementar ao DEM, pois é a infraestrutura que utiliza o data center virtual para gerenciar desktops e hospedá-los em um servidor unificado.Assim, é importante para que, por exemplo, o usuário possa trabalhar à distância, mantendo o acesso aos dados consistente e unificado para todos.
O monitoramento da experiência digital é essencial para garantir a boa experiência do usuário e identificar pontos de melhoria para o relacionamento entre os times. Ele também favorece a comunicação entre os colaboradores e o relacionamento com os clientes. Com o DEM e o VDI, o data center virtual pode facilitar o trabalho e a comunicação de toda a empresa, proporcionando informações sempre coesas. Portanto, não deixe de investir em técnicas de monitoramento para projetar visibilidade nos canais e garantir a satisfação dos usuários.
Para que tudo isso funcione com excelência, a escolha do data center virtual adequado faz a diferença. É a partir de um ambiente digital bem integrado que os processos terão eficácia, reduzindo os impactos de falhas nos processos.