Entenda a modalidade Platform as a Service ou Plataforma como serviço.
As companhias líderes da economia digital são nativas do ambiente da nuvem, que hoje é o recurso dominante, por razões de produtividade, eficiência, segurança e escalabilidade.
E há uma variação de serviços em nuvem, mas são três as modalidades básicas de oferta: IaaS, PaaS e SaaS.
Compreenda, hoje, a PaaS.
PaaS
Platform as a Service ou Infraestrutura como serviço
PaaS é o modelo que permite a disponibilização de plataformas para o desenvolvimento e a incorporação de soluções de tecnologia para a nuvem.
Envolve um ambiente virtual para criação, hospedagem e controle de softwares e bancos de dados. Desenvolvedores ganham um ambiente para construir ou customizar suas aplicações, simplificando testes e implantação.
Você faz uso de infraestrutura de hardware, sistemas operacionais, virtualização, servidores, armazenamento e rede para construir aplicações customizadas para o seu negócio.
Além da infraestrutura, fica sob gestão do provedor o software básico, como sistema operacional e banco de dados. Operacionalmente, isso simplifica o gerenciamento de patches de atualização, entre outras vantagens.
Entre os casos de uso, o PaaS agrega agilidade e segurança a processos de teste e desenvolvimento e sem preocupações com a infraestrutura subjacente.
Conheça, aqui, o IaaS.
Conheça, aqui, o SaaS.