EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

SaaS

Entenda a modalidade Software as a Service ou Software como serviço.

A cloud computing ou computação em nuvem segue sendo destaque no mercado. Com um volume de adesão por empresas cada vez mais elevado, torna-se fundamental aprofundar-se nesse universo. 

São alguns modelos e diversas terminologias para distingui-los. E, nessa variação de serviços, as três as modalidades básicas são: IaaS, PaaS e SaaS. Em conteúdos anteriores, foram apresentadas as duas primeiras.

Compreenda, hoje, a SaaS.

SaaS

Software as a Service ou Software como serviço

Semelhante ao PaaS, o SaaS também possui um propósito claro com foco em atender a uma ou mais necessidades de quem utilizará o recurso.

Entretanto, o SaaS está mais próximo das regras de negócio e processos das empresas, sendo a camada onde os usuários estão em contato com a nuvem, alimentando, editando e visualizando informações.

É o caso do Office 365, do Google Docs e de várias outras aplicações que rodam via internet. Em grande parte dos casos, a escolha dos aplicativos é feita pelo próprio usuário final, embora a TI possa ter visibilidade e controle sobre o uso em ambiente de trabalho.

Na modalidade, você paga apenas pelo serviço e não pelo produto. Em outras palavras, você não compra a licença e paga pelo uso do software.

No contexto da nuvem, significa utilizar da web para acessar aplicativos gerenciados por terceiros com uma interface executada no lado do cliente, sem ter que desenvolver e manter aplicações. 

Em alguns casos, é possível executá-las diretamente no navegador, mas também pode haver uma instalação local conectada à nuvem.

Conheça, aqui, o IaaS.

Conheça, aqui, o PaaS.

Soluções desenvolvidas por quem entende do mercado brasileiro.

Acompanhe também

São Paulo - SP

Manaus - AM

Criado com by Dankie

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados