EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

Servidores: diferenças entre o físico e o virtual

Servidor físico ou um servidor virtual: qual é o melhor?

O uso de um servidor físico ou um servidor virtual consegue, cada um à sua maneira, propiciar vantagens para um negócio, ao armazenar e processar as informações de forma segura.

Mas, se existem diferenças entre os servidores, é útil conhecê-las! E, será que, ao final, dá para saber qual é a melhor alternativa?

  • Servidor físico

O servidor físico pode ser descrito como uma máquina que comporta todos os softwares e sistemas operacionais necessários para uma empresa. Assim, ele também pode ser entendido como um sistema que executa a conexão entre vários computadores.

Tal conexão permite que vários usuários tenham acesso aos arquivos e às informações presentes nos diversos dispositivos interligados ao servidor. A interligação, nesse caso, é realizada por um grupo de computadores ligados a outros computadores, por meio de uma rede estruturada.

Como funciona o servidor físico?

Comumente, o servidor físico é disposto em um data center composto e mantido pela instituição provedora do sistema. Entretanto, após contratar o serviço, a organização terá o uso exclusivo da ferramenta.

Quando a contratação se dá para estabelecer o atendimento exclusivo de determinada entidade, os recursos contidos no servidor não serão compartilhados com outros sistemas ou pessoas.

Quais são as vantagens de um servidor físico?

Uma das principais vantagens está na rapidez. Como não há camada virtual nesse ambiente, os dados são transmitidos sem qualquer possibilidade de latência na rede.

Além disso, no servidor físico, o IOPS (capacidade de leitura e escrita nos drivers) é determinado exclusivamente pela capacidade do hardware, diferentemente do virtual, onde é limitado nas configurações do storage.

Em relação à capacidade, o servidor físico fornece boa memória, espaço de armazenamento e energia, além dos elevados recursos no processamento de módulos dos softwares e outros elementos atribuídos ao hardware.

  • Servidor virtual

O servidor virtual é um caminho derivado das novas tecnologias envolvidas no processo de virtualização. Sua anatomia descreve uma máquina virtual que fornece alta capacidade de processamento, espaço de armazenamento e sistema operacional eficiente. Tais recursos funcionam em servidores físicos de terceiros, além de operarem por meio de uma infraestrutura de TI.

Como funciona o servidor virtual?

O processo de funcionamento do servidor virtual apresenta similaridades com o servidor físico. Há disponibilidade de muitos recursos para softwares, aplicações, configurações e scripts.

A diferença perceptível é que ele funciona de maneira virtual e privada, sob demanda de utilização exclusiva, assim, apenas quem é usuário consegue acessá-lo, sem o compartilhamento de dados e informações com terceiros.

O servidor virtual porta procedimentos empenhados em virtualizar o hardware, para  realizar a divisão de recursos e construir servidores virtuais distintos.

Após o processo de divisão, esses recursos passam a trabalhar de maneira independente. De tal modo, os servidores virtuais permitem que diversas plataformas e sistemas operacionais rodem simultaneamente.

Quais são as vantagens de um servidor virtual?

Dentre as vantagens do servidor virtual está a liberdade oferecida ao usuário, já que o contratante consegue gerenciá-lo de acordo com a sua preferência. Nele, o usuário instala e configura todos os programas, bancos de dados, scripts e demais sistemas que julgar necessários.

Outro aspecto destacável é que os servidores virtuais oferecem alta capacidade de flexibilização e customização para as organizações. Com a escalabilidade, todos os recursos são selecionáveis conforme as necessidades que a empresa apresenta.

Ademais, o servidor virtual é uma interessante opção devido aos seus mecanismos inteiramente seguros. A aplicação é efetuada por uma equipe especializada e altamente qualificada para realizar todos os procedimentos capazes de garantir a segurança do contratante.

E qual servidor é melhor?

Não é possível afirmar que um se sobrepõe ao outro em termos de qualidade.

Tanto um servidor físico quanto um servidor virtual podem oferecer diversos benefícios para uma empresa. 

O que deve ser levado em consideração são os problemas que o negócio tem em vista solucionar.

Desse modo, o ideal é pautar as necessidades do empreendimento e contratar um serviço capaz de fornecer a melhor solução, seja ela um servidor físico ou um servidor virtual.

Confira os últimos tópicos

Soluções desenvolvidas por quem entende do mercado brasileiro.

Acompanhe também

São Paulo - SP

Manaus - AM

Criado com by Dankie

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados